EXPOSIÇÃO SOBRE O PRIMEIRO TROFÉU DO SCO

Foi inaugurada a exposição que assinalou o centenário do primeiro troféu ganho pelo Olhanense, numa prova organizada pela extinta “Liga de Educação Física do Sul de Portugal”, com sede em Tavira. O Olhanense venceu essa primeira edição da “Taça Algarve”, que terá estado em seu poder durante um ano. O regulamento previa que o clube que conseguisse ganhar a prova em três anos seguidos ficaria com a posse definitiva do troféu. A taça chegou a ser considerada perdida, pois o torneio acabou por não se disputar mais nenhuma vez (apesar de tentativas em 1916 e em 1918), e a taça voltou para Tavira.

Depois de extinta a Liga, os seus principais dirigentes estiveram envolvidos na fundação do Ginásio de Tavira, anos mais tarde, passando a taça a fazer parte do espólio desse clube. Por gentileza dessa nossa agremiação vizinha, que cedeu a peça (restaurada por esses clubes há alguns anos), esta estará em exposição de 5 a 12 de Outubro.

Na abertura oficial do evento, depois do visionamento do primeiro capítulo do filme do centenário do filme «Honra e Glória Rubro Negra – 100 anos de história» sobre o nosso clube, falou sobre a competição o convidado de honra, Raminhos Bispo, autor de vários livros sobre desporto na nossa região. Marcaram presença na mesa de honra o Dr. Filipe Ramires, presidente da Mesa Assembleia Geral do nosso clube, e Mário Proença, director do jornal “O Olhanense”.