POLÉMICA DOS TÍTULOS DECIDIDA DIA 29

O jornal A BOLA de hoje avança que a Federação Portuguesa de Futebol já tem em sua posse «dois pareceres elaborados por investigadores de universidades de Lisboa, Porto e Coimbra sobre a categorização das competições nacionais, que serão votados em Assembleia Geral Extraordinária» no próximo dia 29.

O Olhanense, vencedor do Campeonato de Portugal em 1924, é um dos três emblemas que, segundo o diário desportivo, ficará sempre a sorrir, mediante o que for decidido, passará a ter no seu palmarés um campeonato ou uma Taça.

De qualquer modo, não podemos deixar de salientar que na altura em que o nosso clube venceu o Campeonato de Portugal essa era a única competição existente de índole nacional.

Logo, em 1924 não há qualquer tipo de dúvida quem foi o “Campeão de Portugal”, até porque o primeiro campeonato da Liga só foi disputado uma década depois.

De 1922 a 1933 o Campeonato de Portugal era a única competição nacional, além dos campeonatos regionais, isso é inequívoco e não tem qualquer tipo de discussão.

Em 1923/24 o torneio juntou os campeões regionais e a edição que vencemos (a terceira desde sempre) foi a que teve maior números de participantes até à altura.

Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.