DÉRBI TRANSMITIDO EM DIRECTO NO “CANAL 11”

A partida de amanhã, entre Louletano e Olhanense no Estádio Algarve pelas 20h30, será transmitida em directo no “Canal 11”. Este será o quinto jogo da nossa equipa que passa esta temporada na estação federativa, e o terceiro em directo (o primeiro foi, curiosamente, a vitória por 2-1 no José Arcanjo sobre este adversário na primeira “volta”).

Os nossos vizinhos têm menos cinco pontos do que nós, mas também menos duas partidas disputadas.

Em termos de histórico de embates entre os dois emblemas, esta é uma rivalidade regional relativamente recente, que se iniciou em meados da década de oitenta do século passado e que se prolongou durante os anos noventa. De 2004 a 2017, altura em que o Olhanense esteve nos campeonatos profissionais, as duas equipas não se defrontaram a nível oficial.

Hugo Faria capitão do Louletano no José Arcanjo em 2018/19 (FOTO: Chris Wright)

Nos últimos quatro anos voltámos ter estes dérbis, sempre apetecíveis, visto que por razões geográficas estamos sempre na mesma serie deste escalão. Contudo, desde 2017/18, só ao quinto confronto o Louletano nos conseguiu vencer, em sua casa e por 0-1, já na temporada passada (em Olhão vencemos por 3-1, um mês antes do campeonato ser interrompido).

Os quatro jogos anteriores resultaram em dois empates e dois triunfos nossos. Como nota de curiosidade, o nosso actual treinador adjunto Hugo Faria (que enquanto futebolista vestiu as duas camisolas) foi o capitão da equipa de Loulé no dérbi disputado em Agosto de 2018. Não chegaria a concluir essa época como jogador, pois três meses depois iniciava a carreira de técnico ao serviço do BOURNEMOUTH na Premier League.

Uma imagem do dérbi no Estádio Algarve na época passada

Nas últimas três ocasiões que jogámos como visitantes frente a estes nossos vizinhos apenas vencemos uma, curiosamente na única que foi disputada no Estádio Municipal de Loulé, por 1-0, com um grande golo de Leleco.

Outro facto interessante é que esta não é a primeira vez que este duelo é disputado à noite numa prova de índole nacional, tal já aconteceu na longínqua época 1989/90, em Loulé. Foi a 9 de setembro de 1989, e perdemos por 0-2 (na primeira jornada da antiga 2.ª Divisão, quando ambos os clubes militavam na Zona Sul).

No que se refere à actualidade e ao jogo desta 2-ª Feira, relativamente a atletas que representaram as duas equipas, estarão dois do lado do Louletano (Tiago Maia e Filipe Brigues) e três no Olhanense (Caleb, Diogo Martins e Juan San Martin).

Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.