O Olhanense foi derrotado apenas pela segunda vez em jogos para o campeonato na presente temporada (curiosamente em ambas as vezes frente a um adversário algarvio e a jogar como visitante) e perdeu a liderança para o Real, que agora tem mais dois pontos.
Felizmente, derivado ao Alverca ter perdido em casa frente ao Oriental, manteve a vantagem de dois pontos para o terceiro classificado (que são novamente dois, em igualdade, Alverca e Louletano) e ainda está em lugar de acesso à fase de subida.
Em Lagos a formação rubro-negra não pôde contar com o guardião Rodrigo Moura, por lesão. Rúben Dionisio foi titular e o ex-junior Lucas Teixeira foi chamado pela primeira vez ao banco de suplentes.
O mais recente reforço, Júlio Alves, estreou-se nos últimos vinte minutos e Caleb foi expulso por acumulação de cartões amarelos e, assim, irá falhar a recepção ao Sintra Football. Por outro lado, Leleco cumpriu o último jogo de castigo e poderá retornar ás opções.
Sapata fez o seu 12.º golo da temporada e igualou Hassan na lista de melhores marcadores da equipa. Contudo, no topo da lista de máximos goleadores da Serie D está agora Diego Zaporo, do Pinhalnovense, que bisou frente ao Olímpico do Montijo (tem agora 13 remates certeiros na sua conta pessoal).