OLHANENSE VAI A CASTELO BRANCO PARA A TAÇA

cartazBCBSCO201920_TP

Cartaz da partida

No próximo Domingo, em dia de Taça de Portugal, a formação rubro-negra fará a maior deslocação da época até ao momento, para defrontar o Benfica de Castelo Branco (11.º classificado da Serie C).

Uma das curiosidades desta partida será o “embate” entre os dois melhores marcadores das duas equipas na época passada, que “trocaram” de camisola, por assim dizer. Em 2018/19 João Vasco fez 14 golos pelos albicastrenses e Stevy Okitokandjo marcou por 13 vezes pelo Olhanense. Na presente temporada ambos os jogadores levam 2 golos marcados para o campeonato, mas o holandês foi a grande figura da sua equipa na ronda anterior da Taça, ao apontar 4 dos 7 golos marcados ao Eléctrico de Ponte de Sõr, formação do distrital de Portalegre.

Em termos de histórico de confronto directo, os dois emblemas já se defrontaram por quatro vezes… três delas em Castelo Branco, e sempre na década de 90 do século passado. A primeira foi exactamente na Beira-Baixa, quando as duas equipas disputaram pela primeira e única vez o mesmo campeonato, em 1991/92 (na actual 2.ª Liga, na altura denominada Divisão de Honra, e criada um ano antes), e vencemos por 1-0, com um golo solitário do brasileiro Edinho.

Na segunda “volta”, no José Arcanjo, o resultado foi 1-1 e o nosso golo foi apontado pelo fusetense Ricardo. Depois disso as duas equipas defrontaram-se por mais duas vezes, curiosamente sempre para a Taça de Portugal e sempre em Castelo Branco.

Na primeira, em 1997/98, quando as duas equipas militavam na 2.ª Divisão B (mas, obviamente, em Zonas diferentes), o Olhanense venceu por 3-2, com golos de dois avançadoss bastantes jovens na altura: Afonso e Quim (que bisou).

Duas temporadas depois o sorteio voltou a ditar o mesmo embate, novamente no campo do Benfica. Dessa vez a equipa da casa (apesar de militar na antiga 3.ª Divisão) “vingou-se” e conseguiu a primeira vitória sobre o Olhanense, com um surpreendente 4-0.

Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.