DUELO DE “HISTÓRICOS” DO FUTEBOL NACIONAL

Domingo reencontramos o Oriental, que na temporada passada já tinha sido nosso adversário directo, terminando como vice-líder (posição que não deu acesso à fase de subida na nossa serie), com mais cinco pontos do que nós. A formação de Marvila foi mesmo quem nos infligiu a primeira derrota em 2017/18, por 2-1 em Lisboa, e em Olhão voltámos a não conseguir derrotá-los, terminando o duelo com um empate 1-1.

Em termos de histórico de embates, as duas equipas defrontaram-se regularmente (no primeiro e no segundo escalão) na segunda metade do século XX, até porque o Oriental foi fundado apenas em 1946 (resultado da fusão do Chelas Futebol Clube, do Marvilense Futebol Clube e do Grupo Desportivo “Os Fósforos”).

A primeira visita deste emblema a Olhão foi na temporada 1950/51, à décima nona jornada do campeonato nacional da 1.ª Divisão, em que acabámos por ser despromovidos. Os lisboetas venceram por 2-1, com Venício a ser o autor do nosso golo.

SCOCOL7273_RTP.jpg

Clique na imagem para ver o vídeo no site da RTP

Seguiram-se vários duelos nas décadas seguintes, sendo que existem imagens em vídeo no site RTP ARQUIVOS de uma partida decisiva no Padinha a 4 de Março de 1973 (ou seja há quase exactamente 46 anos), em que vencemos por 2-1, com dois golos do brasileiro Renato.

Foi na 2.ª Divisão, e as duas equipas acabariam por subir ao escalão principal, o Olhanense directamente como primeiro classificado da Zona Sul e o Oriental, que ficou no segundo posto, como vencedor do posterior “torneio de competência” referente a essa época.

Nas décadas de 70, 80 e 90, os dois clubes foram adversários regularmente no mesmo campeonato, quase sempre no escalão secundário. O período mais longo sem se defrontarem oficialmente foi de dez anos, entre 2004 e 2014, mas a partir da época 2014/15 foram vários os confrontos nas várias competições nacionais, na 2.ª Liga e também na Taça da Liga e na Taça de Portugal. A nossa última vitória remonta a 2015/16, em Olhão, por 1-0 (golo de Zé Coelho, de grande penalidade).

Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.