EFEMÉRIDE: UM OLHANENSE EM LA LYS

fjdentinho.pngPor ocasião do centenário da Batalha de La Lys, que marcou negativamente a participação de Portugal na Primeira Guerra Mundial (considerada por muito o maior desastre militar português depois da batalha de Alcácer-Quibir, em 1578), o LUSO JORNAL reproduziu o artigo publicado por Francisco José Dentinho no “Correio Olhanense” de 12 de Abril de 1924, em que conta a sua experiência em terras gaulesas.

Este futuro Tenente-Coronel, nascido em Olhão a 12 de Abril de 1895 (avô do conhecido jornalista Paulo Dentinho, Director de informação da RTP), foi incorporado em 1916 no RI4, em Faro e esteve como aspirante miliciano na Primeira Grande Guerra, sendo condecorado com várias medalhas e louvores, como a Cruz de Guerra de 1.ª Classe. Em 1919 desfilou em Paris, fazendo parte dos 4 porta estandartes portugueses, nos Campos Elísios.

A efeméride tem relevância em relação ao nosso clube pois temos quase a certeza que Francisco Dentinho jogou futebol no Sporting Clube Olhanense. Entre 1915 e 1916 o “onze” rubro-negro contou com um futebolista com esse nome (que também representa o Boavista Farense na primeira metade de 1916, num campeonato organizado pela União de Foot-Ball de Faro, apenas para equipas da capital, onde participam também outros  jogadores do Olhanense, como Armando Amâncio e José Rasco Domingues).

Dentinho volta a aparecer em fichas de jogo na formação rubro-negra em Maio e Junho de 1916, sendo essas as últimas referências ao seu nome em partidas de futebol.

O atleta em causa deverá ser um dos três filhos do MESTRE JOSÉ DENTINHO:  José António Dentinho Júnior, Luciano de Sena Dentinho ou Francisco José Dentinho. Este último é da mesma idade do fundador e primeiro capitão do Olhanense, Armando Amâncio, e contemporâneo de outro futuro militar e praticante de futebol, Heitor dos Santos Patrício, que jogou no Olhanense e na Associação Académica de Faro.

oalgarve11julho1915_.png

Jornal “O Algarve” de 11 de Julho de 1915

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.