FALECEU O NOSSO EX-TÉCNICO FERNANDO MENDES

pic_fmendesO futebol português está de luto, com o falecimento de Fernando Mendes esta 5.ª feira, no hospital Pulido Valente, vítima de doença prolongada, com 78 anos.

Este antigo centrocampista do Sporting e da selecção nacional (fez parte da célebre equipa que se qualificou para o Mundial de 1966, onde não marcou presença por lesão) foi também treinador, com uma curta passagem pelo nosso clube, na temporada 1996/97.

Na altura foi o escolhido para orientar o plantel que iria disputar a Zona sul da antiga 2.ª Divisão B, mas esteve em Olhão apenas até à 11.ª jornada, pedindo para sair por «razões pessoais».

O plantel que escolheu continha vários atletas que já conhecia das camadas jovens do Sporting, como Luís Brites, Nelo, Zinho, Padinha, Edgar ou Pedro Fernandes e chegou a a levar para o banco de suplentes da equipa principal um jogador dos juvenis, de nome Miguel, que acabou por nunca jogar mas que mais tarde se notabilizou ao serviço do Benfica, do Valência e da selecção nacional.

Contudo, a aposta mais conhecida de Fernando Mendes na curta passagem pelo Olhanense, e a que melhores frutos deu à equipa para o futuro, foi o lançamento de um avançado ainda com idade de junior, Afonso Silva. O jovem cabo-verdiano estreou-se a marcar no primeiro jogo pela equipa principal rubro-negra, e ainda representou o nosso clube por mais uma temporada. Hoje em dia Afonso é um dos técnicos das camadas jovens do nosso clube.

Aos familiares e amigos de Fernando Mendes enviamos as nossas condolências.

Advertisements
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.