FALECEU CABRITA, UM DOS MELHORES DE SEMPRE

Faleceu um dos maiores vultos da história rubro-negra e um dos maiores futebolistas do seu tempo, Fernando Cabrita, que representou o nosso clube entre 1942 e 1951.

Notabilizou-se como avançado-centro no famoso quinteto atacante na década de ouro do Olhanense, mas também fazia outras posições do ataque (nomeadamente interior direito ou esquerdo) e foi provavelmente o melhor futebolista algarvio de todos os tempos. Chegou à selecção principal enquanto ao nosso serviço, e mais tarde jogou nos franceses do Angers e no Sporting da Covilhã, actuando também como defesa e médio com igual brilhantismo, segundo as crónicas da época.

Natural de Lagos, onde nasceu a 1 de maio de 1923, chegou a Olhão com apenas 19 anos, depois de se destacar no Esperança. Com a nossa camisola jogou nove temporadas no escalão maior do futebol português, fez parte da equipa que chegou à final da Taça de Portugal e que conseguiu a melhor classificação de sempre no campeonato, o quarto lugar.

Teve também uma longa carreira de treinador, cujo ponto alto foi a selecção nacional, liderando a comissão técnica que obteve o brilhante terceiro lugar no Europeu disputado em França em 1984. Passou também por vários clubes, esteve vários anos no Benfica como adjunto e como treinador principal também, e foi ainda campeão em Marrocos, ao serviço do Raja de Casablanca.

Aos familiares e amigos deixamos os nossos sentidos pêsames.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.