GIL FOI “CONVIDADO DE HONRA” EM 2009

Gil Vicente e Olhanense têm um passado recente de confrontos, mas já com alguns destaques históricos. As duas equipas encontram-se pela primeira vez na 1.ª Divisão, mas durante três épocas, entre 2006/07 e 2008/09, competiram ambos na Liga de Honra. Curiosamente, os primeiros quatro confrontos saldaram-se por empates, os primeiros três a zero e, finalmente, um 2-2 no final da época 2007/08, resultado que acabou com as chances de ambas as equipas subirem, e ainda motivou uma polémica envolvendo acusações de tentativas de suborno de atletas.

No ano da nossa subida, 2008/09, finalmente ambos os clubes conseguiram romper a tradição de empates entre si. Na última jornada da primeira volta os gilistas impuseram, no seu terreno, uma derrota por 3-0 aos comandados de Jorge Costa, num jogo também bastante polémico, com protestos rubro-negros contra a arbitragem de Lucílio Batista, que expulsou dois jogadores do nosso clube, Guga e Stéphane.

Mas o Olhanense conseguiria, finalmente, a sua vitória sobre os gilistas, no dia mais importante da sua história nas últimas três décadas: na última jornada do campeoanto que venceu, carimbando o regresso ao escalão principal, onde ambas as equipas agora se encontram. Depois de garantir a subida e o título com uma vitória em Gondomar, o José Arcanjo recebeu uma das maiores enchentes de sempre, e em jogo disputado de manhã, a festa começou com a entrega da Taça, continuou com o golo de João Paulo Oliveira que deu a vitória por 1-0, e durou o resto do dia pelas ruas da nossa cidade.

Clique na imagem para recordar o último jogo do Gil vicente em Olhão

Esta época as duas equipas encontram-se, pela primeira vez, no escalão principal em simultâneo. No jogo da primeira volta, as duas equipas empataram a uma bola (o Olhanense ainda esteve a vencer, com um golo de Wilson Eduardo), e encontram-se actualmente empatados por pontos na tabela classificativa.

Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.